janeiro 13, 2010

Dentes permanentes mais cedo em crianças diabéticas

Pois é.... Em Agosto, mês que a Vivi completou seis anos, 4 dentes caíram um atrás do outro. Fiquei preocupada pelo que sabemos sobre diabetes e gengivas e tudo mais.

O dentista disse que e assim mesmo, pra eu não me preocupar....
Mas pelo visto não "é assim mesmo". Algo diferente acontece com as crianças diabéticas.

A Vittoria tem 6 anos e 4 meses e já trocou 8 dentes, 4 em cima e 4 embaixo. Foi a primeira de todos os colegas da escola da mesma idade a trocar tantos dentes !!!!

Fuçando, achei isso aqui.
"

As crianças diabéticas podem desenvolver os dentes permanentes mais cedo do que o normal, o que pode aumentar potencialmente o risco de problemas dentários, de acordo com resultados publicados no periódico médico Pediatrics.


Os pesquisadores verificaram que crianças diabéticas de 10 a 14 anos apresentaram tendência a desenvolver seus dentes permanentes mais cedo do que seus pares. O problema de tais "erupções" aceleradas dos dentes é a possibilidade de dentes mal alinhados ou "apinhados" - que, além dos efeitos estéticos ruins, poderia causar dificuldades para limpar os dentes e manter as gengivas saudáveis.
Ainda não foi esclarecido se essas crianças de fato têm mais problemas dentários, disse à Reuters Health o pesquisador líder, o Dr. Shantanu Lal, do Columbia University Medical Center, em Nova York. Ele e sua equipe estão terminando um estudo que responderá essa pergunta.
Por enquanto, afirmou Lal, os resultados ressaltam a importância do controle regular dos dentes das crianças portadoras de diabetes.
O estudo examinou crianças de 6 a 14 anos - 270 com diabetes, a maioria tipo 1, e 320 sem diabetes. Os pesquisadores perceberam que, entre crianças a partir de 10 anos, as diabéticas apresentavam mais probabilidade de ter dentes em um "estágio avançado de erupção".
De acordo com a equipe de Lal, as razões para a erupção dentária mais rápida talvez estejam relacionadas com inflamação das gengivas, que apresentou maior em crianças diabéticas. A inflamação das gengivas pode diminuir a massa óssea que dá sustentação aos dentes, encurtando a distância de que os dentes em desenvolvimento precisam para irromper através das gengivas.


Por Amy Norton
NOVA YORK (Reuters Health) -
FONTE Pediatrics, maio de 2008"

Nenhum comentário:

Postar um comentário