fevereiro 09, 2010

Minha filha não quer comer....

o que precisa! Por que o que NÃO precisa, ela come.

Há duas semanas mais ou menos a hora do almoço tem sido um verdadeiro inferno. Começou dizendo que não queria mais carne. Descobriu a palavra VEGETARIANA e saía saltitante e feliz se dizendo vegetariana... o que ela não entendeu é que o vegetariano come legumes e verduras... mas ela não quer.

Um dia disse que não queria mais arroz e feijão. Só carne. Esse período carnívoro durou UM dia porque não existe uma criança diabética comer só carne.

Desde então ela se recusa a comer. Pelo menos a hora do café da manhã, lanche e janta ainda acontecem com mais tranquilidade. E chega a ser engraçado, perto do meio dia, todos trocados para escola, ela vai chegando perto da mesa, da cadeira e começa a gemer.... 'ai'... e senta e se larga em cima do prato como se estivesse exausta [e convenhamos, deve estar mesmo. Até eu que não sou diabética estou]. Hoje mostrei tudo que tinha e ela escolheu o que queria. Fiz o prato. Disse que estava doendo a perna. Enrolou. Disse que não queria mais aquela carne. Dei um pedaço da minha. Também não gostou. Comeu um pedaço do bife da irmã, quis um também. [Hoje, especialmente, tinham 3 tipos de carne.... a sobra de ontem, o almoço de hoje e a janta de mais tarde]. Começou a doer as costas. Comeu uma colherada. Doía o pescoço. Pescou uma batata palha. Doeu a cabeça.

Comecei a rir e disse que ainda bem que a dor estava subindo, pq dá cabeça ela só podia era sair do corpo pois não tinha mais pra onde subir. Ela riu. Não comeu. Ao insistir, ela começou a chorar. Que a barriga tá cheia, que não sente fome, que não quer comer, pq ela tem que comer? Por que todo mundo tem que comer? Enfim... e a barriga cheia, a falta de fome, aceita uma salada de fruta, um pedacinho de goiabada com queijo, uma banana amassadinha. Ou seja, falta de fome, de apetite é o escambau, certo?! Ela não quer a comida.

Qual é a minha atitude quando a Duda, caçula que não é diabética, faz essa cena? "Pois fique sem comer e vai ficar com fome pq o lanche é só às 15h e antes disso não vai comer mais nada." Como fazer isso com uma criança que usa insulina? Não existe. Então no desespero pra que ela se alimente, fazemos trocas, chantagens...promessas... que estão tornando as refeições cada vez mais difíceis.

Durante as férias, em casa o tempo todo, comigo do lado... na hora do piti, até ficava sem comer. Mas como mandar uma criança diabética pra escola sem se alimentar???????

E ela diz: "Eu sei o que é saudável, eu sei que preciso comer, mas eu não quero, não tenho fome e não vou comeeer."

As fotos das mulheres anoréxicas não fazem mais efeito. Muito menos das crianças famintas na África. Estou completamente sem argumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário