novembro 19, 2009

Diabetes X Escola

Segunda-feira... 09/11/09

A Vivi tá passando por um momento bem delicado com seus dentes de leite. Eles resolveram cair quase que ao mesmo tempo. Só falta 1dente de baixo cair pra completar quatro em cima e quatro embaixo, sendo q em cima... rsss só tem 1 começando a aparecer.

Na escola, pouco depois da entrada, duas professoras da educação infantil contaram a história de João e Maria pras crianças dos 1º, 2º e 3º anos. Essa contação faz parte da semana literária que rola por lá. A casa foi feita de isopor, encapada com papel alumínio e nela, colaram com doce de leite BOLACHAS WAFER, DE RECHEIO, MAIZENA, BIS... fizeram árvores com pirulitos coloridos e também com balas de goma...
E minha filha diabética lá... só esperando a hora de atacar, e foi o que aconteceu. Eu trabalho nessa mesma escola e assisti a cena... crianças que pareciam nunca terem visto uma bolacha na vida, formando filas para 'comer a casa toda'. E a Vittoria não comeria ?? Comeria ! Tudo pelo bem estar social e dá-lhe insulina....

No lanche, momentos depois, a glicemia estava 318. A professora aplicou 3U da R (NovoRapid)... e ela precisaria tomar o lanche pra não baixar tudo muito rápido e de repente ter uma hipo ( eu ainda não entendo muito bem tudo isso, enfim....). O lanche consistia de 1 caixinha de suco de soja, 2 ou 3 pães de queijo pequenos, um bolinho tipo "Ana Maria" diet e..... um maldito sanduíche de carne desfiada no mini pão francês... (lembrando que..sempre mando uma quantidade maior do que os 30g de carboidrato´pq ela NUNCA come tudo)

Pão francês e dente mole não combinam... Maria Vittoria mordeu... o dente mole sei lá o q aconteceu, soltou mais, ou machucou a gengiva como se tivesse entrado de novo... e ela decidiu que não tomaria o lanche.

Quem consegue aceitar que uma criança q acabou de tomar 3U de R não tome lanche ??????? Impossível..... A solução seria arrancar o dente.
Já virou um rebuliço na hora do lanche... todo mundo queria ver eu tirar o dente dela, mas ela mesma não queria ... fomos pro banheiro, contei uma história e arranquei o dente.... ela tomou o lanche e passou o dia bem.

No final da tarde, a glicemia estava 100... depois de todo o doce e o lanche... imaginem se ela não tivesse comido ?? (Pra quem não entende, 100 é ótimo, abaixo de 80 já é considerado hipo.)

Agora... mais coisas pra imaginar: E se eu não estivesse na escola pra tomar essa atitude?E se a professora não fosse preocupada e atenciosa em perceber a situação? O que ela teria feito se eu não estivesse lá?E se fosse uma escola grande onde os professores e auxiliares não veem o que as crianças fazem e comem e etc ?... ela não teria comido e provavelmente teria hipoglicemia....

Isso é só 1% do que passa pela cabeça duma mãe de diabético... ter que imaginar N situações e estar preparada pra todas elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário