novembro 19, 2009

Estrabismo X Diabetes

Uma coisa muito marcante que aconteceu com a Vivi pouco antes de diagnosticarmos o Diabetes, além dos sintomas básicos, foi o estrabismo.

De uma hora pra outra, seu olho esquerdo convergeu quase que completamente. Para pegar uma caneta, ou colher, ela precisava de 3 tentativas... as duas primeiras ela sempre pegava o 'ar', o 'nada' bem ao lado da caneta. Para enxergar melhor as coisas, ela fechava o olho esquerdo e também o coçava muito. ela chegada a se irritar ao precisar focar em algo e o olho simplesmente não deixava. Aí ela segurava o olhinho fechado com a mão e conseguia ver o que queria.

Pouco tempo depois de começar a fazer uso da insulina, o olho melhorou bastante. Fomos no oftalmo que não deu muita bola quando eu disse que achava que tinha sido pelo diabetes. O médico disse que com diabetes ou sem, ela desenvolveria. DUVIDO !!! Foi pedido um teste ortóptico depois de um mês usando o óculos que ele receitou. No teste, a médica disse que ela não tinha estrabismo. E foi confirmado que a alteração da glicemia por muito tempo, o açucar lá, livre, leve e solto, pode SIM ter causado fraqueza no músculo do olho.

Passou a usar tampão, às vezes pede o óculos por estar com dificuldade de enxergar, às vezes não usa por dizer que fica pior COM do que SEM o óculos.

Vai entender. O que eu percebo é que quando a glicemia está muito alta, o olho dá uma mudada... e pelo que a médica disse, isso vai ser sempre assim, por isso a necessidade de exercitar bem esses músculos oculares.

Um comentário:

  1. minha mãe tem diabetes a mais de três anos e de 1 mês pra cá começou a desenvolver uma coisa tipo estrabismo,ela foi ao oftalmo e la ele disse que é infarto na vista,ela não sabe que fazer e nós que somos filhos também sofremos com isso pois a precariedade de profissionais é frequente aqui em Nova Iguaçu. meu nome é Monique, moro em Comendador Soares.

    ResponderExcluir