fevereiro 12, 2010

Não precisa ter pena, não !!

Pena eu tenho das crianças do Haiti, que sobreviveram e perderam todos da família. Pena eu tenho de uma menininha de 2 anos que foi estuprada até morrer pelo padrasto. Pena eu tenho dos animais abandonados... e de uma menina de 6 anos que a mãe tem coragem de fazer LUZES no cabelo longo até a cintura da garota...

Que inclusive foi a primeira aniversariante da escola nova das minhas filhas. Cheguei no 'play' de um shopping, todas correndo pra lá e pra cá e eu sem conhecer ninguém. Tudo bem. Dos problemas esse é ridículo, e eu nem ando muito com vontade de conhecer gente e ficar falando da minha vida.

Na hora do 'parabéns', Maria Vittoria grudou na mesa com o bolo e os doces... e como não tinha comido nada a festa toda, eu cheguei pertinho dela e falei PRA ELA: Você pode escolher entre 4, 5 docinhos ou um pedaço de bolo e 1 docinho. E ela fez a escolha dela. Na mesma hora ví uma mãe do meu lado com aquele olhar de reprovação: "Que horror, que mãe chata" e ela lançou: "-deixe a menina comer sossegada." Não aguentei: Ela vai comer o suficiente, o razoável ela é diabética e não pode comer doces a vontade, e mesmo se não fosse, ninguém deveria comer doces a vontade. [ok, exagerei].

"Ai, nossa, ela já é diabética? Coitada". Correu e contou pra mãe da aniversariante, que já chegou perto da gente com aquela cara de espanto e perguntou : É ela que é diabética? ["SIM"], - mas ela é da sala da minha filha!? ["SIM"] Tadinha.. e foi contado pra todos os convidados da festa. [confesso que nem entendi o porque mas parecia a maior fofoca do ano]

As avós que estavam presente fizeram uma volta em torno de mim me enchendo de perguntas e se mostrando solidárias e querendo saber do tratamento, e do meu [ex] marido e aí já queriam saber porque eu me separei e uma delas: "desculpa perguntar mas, foi mulher, né" [Não, não foi não].. e enquanto essa conversa agradável se dava, eu via o burburinho de mães e vai e vem e gente apontando pra mim e pra Vittoria e comentando: "Judiação "...

Tudo bem... nem todo mundo sabe que crianças pequenas tem diabetes. Mas essa agitação toda me incomodou. E do jeito que ela se formou, ela terminou. E ninguém mais conversou comigo.

Enfim... não tenham pena. Concordo que não é uma coisa legal de se ver. Mas pena não. Ela não tem culpa, ela é nova, vai ter que superar muita coisa, mas não é uma coitada. Combinado?!

Um comentário:

  1. Já passei inúmeras vezes por isso. Mas o que realmente aprendi, foi mostrar para estas pessoas, que muitas vezes sou muito mais saudável que elas e tenho uma qualidade de vida excelente, porque me cuido e sou feliz!
    E é esse o segredo: mostrar para as pessoas que a pena está dentro delas apenas, e ainda mostrar a nossa SUPERAÇÃO nas atitudes que temos perante a falta de conhecimento e informação por parte delas.

    ResponderExcluir