março 16, 2010

Orgulho da mamãe e agradecimentos....

Primeiro, quero agradecer os comentários de vocês. E dizer também que eu sinto não fazer nada além da minha obrigação de mãe e de ser humano preocupado com o futuro das crianças. Sei que tem gente por aí que não faz nada disso. Conheci uma mãe de diabético em Minas que simplesmente ignorou o diagnóstico do filho, não medicava e não cuidava da alimentação e de 15 em 15 dias ele era internado, cetoacidose, talvez? Eu nem quis saber pra não meter a mão na cara dessa mulher, concorda?! Isso pra mim é assassinato premeditado. É abandono de incapaz. Enfim... desempenho meu papel da melhor forma possível, sempre pensando em ter menos trabalho no futuro... por isso me preocupo tanto com a conscientização da Vittoria sobre o diabetes e a saúde e da Duda também, né !

A Luciana (Viver com Diabetes) também comentou sobre uma menina de 12 anos que deixou um comentário no blog dela dizendo que a mãe vivia reclamando que ela era diabética e que não aguentava mais cuidar dela. Eu não julgo essa mãe. Eu acho que entendo o que ela sente apesar de não concordar com a forma que ela verbalizou. Nós temos uma ideia do que é cuidar de um diabético que tem condições de comprar remédios, insumos, pagar consultas particulares ou um convênio. Agora não tenho a menor noção do que seja ser diabético em condições precárias de vida. Deve ser um saco mesmo, deve cansar, deve causar muita dor na família, raiva. Pensa?! Não vamos colocar a culpa só na mãe. Será que essa menina de 12 anos se cuida? Ela não é mais criança, certo?! Será que a mãe dela não disse isso num momento de exaustão em que a menina também não colaborou nem um pouco com os próprios cuidados? Acho que todos temos uma parcela de responsabilidade nessas situações. Por isso, tudo que as pessoas dizem, eu divido por 2 até ouvir o outro lado ou outroS ladoS da história.

E... ontem, fiquei muito orgulhosa da Vittoria e tive mais um pingo de certeza de que esse meu trabalho todo renderá frutos!! Estávamos num..... [bom, não quero entrar em detalhes porque tem religião envolvida no meio e esse é um assunto que não discuto. Enfim..] num lugar que nunca tínhamos ido, onde havia uma salinha pras crianças que estavam lá ficar sob os cuidados de um grupo enquanto os familiares estão.... ocupados. Eu não sabia nada. Não imaginei que eles serviam coisas pra comer. Vivi foi bem alimentada pois ficaríamos alí das 19h às 21h e eu tinha que me certificar de que... ela ficaria bem sem comer.

20.30 fui até essa sala aplicar a Levemir e a moça que abriu a porta disse: "Mamãe, que gracinha sua filha, quando fomos servir o lanchinho com suco, pão com requeijão e pão de mel, ela me contou que é diabética e que não pode comer essas coisas, principalmente porque já tinha jantado, e eu fiquei sem saber o que fazer pois nunca tivemos uma criança diabética. Que bom que ela me contou. Não comeu nada, viu mãe." E eu abracei a Vittoria e perguntei se ela tinha ficado com vontade e ela disse que SIM, com muita vontade, e todos comeram menos ela. Então eu pedi pra moça embrulhar um pão de mel pra ela, que ao chegar em casa e medir a glicemia, ou mesmo antes de dormir, ela poderia comer o pão de mel com um pouco de leite. Ela ficou muito feliz. E eu também.

Chegamos em casa eu a abracei e disse que tinha ficado muito contente e orgulhosa com ela por ela ter feito o que ela fez. Que isso me deixava tranquila em deixá-la sozinha com outras pessoas porque ela já sabia tomar conta de si mesma, sabia o melhor pra ela. Ela me abraçou e disse que me amava.

Precisa mais?? O investimento tá dando certo. E ah... ela quis tomar insulina na frente das outras crianças. Ela não se envergonha de ser diabética e acha o máximo furar o dedo e tomar injeção sem chorar na frente de todo mundo, e ver as pessoas fazendo cara feia e a chamando de corajosa !!!!! Ela rí e diz, nem dói nada, não precisa fazer cara feia !!!!

Um comentário:

  1. Nicole sabe como eu terminei de ler seu post ?
    Lagrimas caindo ,agora quem gsotaria de abracar a Vivi era eu .Nicloe que gracinha mesmo ,acrdito que vc deve ter se sentido muito bem todo seu cuidado seu empenho ,nao deixa duvidas ,ela ja tem conciencia e sabe se cuidar tao pequena ,sabe eu faco curso de ceramica , la servem um cafe no termino da aula ,sempre tem bolinho e tal ,eu tomo o cafe e nunca como rsrsrs ,entao a professora que tem um amrido diabetico ( tipo 2) passou a comprar pao numa padaria especializada em produtos para pessoas alegricas e diabeticas ,mais como nao e so acucar que conta ne? eu sempre ganho m paozinho de figo ,pra comer no dia seguinte rsrsrs ,e super importante dizer sim assumir a diabetes ,afinal nao temos culpa nenhuma ,niguem tem ,nao fizemos mal nenhum nao e mesmo?
    bjim pra vcs

    ResponderExcluir