março 04, 2010

E para melhorar o controle....

mais uma penca de informações. Se existisse HD externa pra cérebro, certamente eu usaria uma. Hoje eu fritei ! aahhh Pior que matemática de colegial! Vamos lá!

Definimos o objetivo glicemico da Vittoria em 120mg/dL. OU seja, sempre que eu corrigir uma hiper, fizer contagem de carboidratos, esse é o valor que tenho que ter em mente.

A contagem de carboidrato vai rolar da seguinte forma: (isso tudo foi decidido levando em consideração e analisando os controles de glicemia do MÊS todo de Fevereiro, portanto, esse é O VALOR PRA VIVI, só).
No café da manhã o cálculo é: 1U de novorapid p/ 15g CHO
Almoço e lanche: 1U de novorapid p/ 25g CHO
Jantar: 1U de novorapid p/ 35g CHO
*detalhe: caso ela acorde com hipo, eu devo descontar 15g no total dos cho e corrigir só o resto pra poder subir um pouco, senão ela permanece baixa!

O fator de correção ficou o seguinte: (fator de correção é uma estimativa de quanto 1U de insulina rápida abaixa a glicemia, novamente, isso é PRA VITTORIA)
No café da manhã, concluímos que: 1U de novorapid abaixa 100mg/dL
E no resto do dia, 1U de novorapid abaixa 130 mg/dL

Certo. Pior que aula de matemática, não falei? Que física, química. Mas, agora que o controle está muito mais matemático que antes, eu tenho conseguido os melhores resultados !!! (fora a tão sonhada Lua de Mel)

Você, que é novo no clube, deve estar pensando MEEEEU DEEEEEUS...... QUE QUE É ISSO ???? E eu te respondo... isso é o que você terá que fazer pra controlar o diabetes do seu filho !! (ou próprio) Essa é a matemática do amor! Fala sério!!!

É... durante o dia todo (a noite) a 'resistência à insulina' (se é que dá pra chamar assim) muda ao longo do dia!!! Ah, que ótimo.... pois é... o que pode parecer pouca insulna de manhã, de noite pode ser demais !! Tudo isso a gente saca pelo diário. Eu comprei um caderno universitário e imprimi no sulfite uma tabela que funcionasse PRA MIM e colei na página do caderno (uso ele na horizontal)! Ela é mensal e tem o valor da glicemia antes das refeições, a quantidade de insulina e algumas observações. Numa página de caderno, vejo o mês todo. Além disso, (olha que mamãe querida eu sou) faço as marcações em cores diferentes!! (Bic 4 cores funciona beeem) As hipos são azuis, as hiper são vermelhas e as normais são pretas... e qualquer observação faço em verde !!!

A questão toda ficou em torno do período em que ela está na escola. O trabalho da professora aumentará (proporcionalmente ao meu hahahahaha). OU seja... ficou combinado o seguinte (comigo e a enfermeira e o médico, a prof. ainda tá de fora do combinado... coitada): O lanche da Vittoria terá religiosamente entre 25h e 30g de CHO que é 'coberto' com 1U de novorapid (bem que eu sabia que só ia conseguir tudo isso sem emprego). às 15h, a professora mede a glicemia da Vittoria E ....
* Se estiver entre 80 e 120, ela toma o lanche e 1U pro CHO do lanche!
* Se estiver acima de 150 ela toma 0,5U para cada 60mg/dL (oi ??) por exemplo... mediu e deu 190 ela vai tomar 1U do lanche + 0,5U da correção)
* Se estiver abaixo de 80 (aí é f...) bom, ela ou corrige com mel, toma o lanche e depois a insulina do lanche OU ela toma um suquinho normal+ lanche, mede de novo e toma a insulina do lanche OU ela fica só no suco já que o apetite dela é mínimo nesse horário.

Eu e você entendemos tudo, certo? CEEEERTO !!! E a professora? Vai fazer tudo isso e cuidar de sei lá 12 crianças no lanche ? VAAAAIIII.. porque eu pago bem caro justamente pra ela ser assistida !!!!!

E se você pensa que acabou, está muito enganado(a) !!! De segunda e quarta ela pratica esporte depois da escola, mas NA escola, então essa santa dessa professora, às 17h, terá que medir a glicemia novamente EEEEE o mais legal, terá uma 'tabela' totalmente diferente ! Afinal, antes da prática de esporte o objetivo glicemico muda, certo?! CEEERTO !!
Então, antes das atividades físicas o esquema é o seguinte:
*Até 150mg/dL  não rola insulina e ela come algo em torno de 15g CHO.
* Até 200mg/dL não toma insulina (porque não tá alto o suficiente e o esporte faz baixar)
*Acima de 200mg/dL senta e chora (!!) porque não decidimos nada! Simplesmente porque NUNCA aconteceu de passar de 250 às 17h, quando acontecer pensarei no que fazer !!

E aí você pega toda essa informação e ......................... APLICA, né! Tem outro jeito??? Mas eu sei que já já fica automático (e aí muda tudo de novo) !! Diabetes é isso aí!! Vivendo e aprendendo e lembrando das regras de 3 ! Nunca na vida eu imaginei que usaria tanta regra de 3 pra calcular CHO !!!

Com tantas regras e cálculos, alguém me diz aí, quem vai cuidar dela pra eu sair, namorar, curtir a vida, trabalhar ?? Até ela conseguir fazer sozinha?! E diz aí.. quando é que ela vai conseguir fazer isso sozinha? ahahahaha Com 10, 11 anos já faz essas contas ????

Força pra mim !!!

4 comentários:

  1. oie parabens pelo blog ,parabens pelo sue cuidado com sua pequena ,eu tb uso um tecnica paracida so que sem cores ,a hipo faco um circulo as hiper um balao tipo uma nuvem mais em raios ,e de 150 ate 200 um triangulo ,fica facil na hora de procurar no meu caderninho ,e tb antes de comer consulto meu diario ,procuro comer sempre a mesma quantidade ,mais tudo muda dependendo ,do tipo de exercicio que faco ,se estou no periodo pre pmenstrual ,se me estresso ,tudo tem que ser levado em consideracao .
    bjim

    ResponderExcluir
  2. Parece um exagero de cuidados, mas fazemos tudo isso nem menos de 5 minutos. Fica tudo automatizado!! E vale muito a pena ver o numeros todos pretinhos !!!

    ResponderExcluir
  3. Verdade ne ,e pra mim super facil de fazer pesquiza ,eu normalmente dou uma olhada na anotacao do dia anterior comparo resultados ,ihhhh nossa diabetes 24 horas ,mais tipo nao vejo nada pelo lado negativo nao ,se tem que ser feito entao eu faco.
    bjim

    ResponderExcluir
  4. Eh isso aí! POr aqui não tem a opção: Nâo Fazer !!

    ResponderExcluir